domingo, 1 de fevereiro de 2015

PROJETO AÇÕES INTEGRADAS DA PARAÍBA REALIZA FORMAÇÃO EM BANCOS COMUNITÁRIOS NO BANCO PALMAS EM FORTALEZA

A Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES-UFPB) através do PROJETO AÇÕES INTEGRADAS, realizou nos últimos dias 28, 29, 30 e 31 de Janeiro na Cidade de Fortaleza no Ceará e São Miguel do Gostoso no Rio Grande do Norte a primeira formação em Bancos Comunitários e Finanças Solidárias do Projeto.

Foto: Formação no Instituto Palmas
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB

O Projeto Ações Integradas, Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba (SEDH-PB), faz parte das ações de fomento a Economia Solidária em todo o território estadual da Paraíba, financiadas pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em todo Estado estão sendo realizadas as ações em parceria com instituições de fomento como (Incubadoras, ONG’s e etc.) e os Fóruns de Economia Solidária.

Foto: Logo do Projeto PAIES
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB

Este Projeto também está sendo executado em outros Estados do Brasil e busca como o próprio nome já diz integrar as ações de economia solidária e seus segmentos em todo o país.

Foto: Daniel Pereira Assessor de Finanças Solidárias da INCUBES e Joaquim Melo Fundador do Banco Palmas
Foto: Arquivo da INCUBES-UFPB

Em Fortaleza aconteceu a primeira formação em Bancos Comunitários e Finanças Solidárias do Projeto, que foi realizada no Banco Palmas no Conjunto Palmeiras na Cidade de Fortaleza Estado do Ceará, local onde foi fundado o primeiro banco comunitário do Brasil.

Foto: Delegação da Paraíba e Joaquim Melo no Banco Palmas
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB

Participaram desta formação no Conjunto Palmeiras uma delegação de 20 pessoas do Estado da Paraíba. Representantes da Cidade de Lagoa de Dentro, do Banco Comunitário Jardim Botânico, Representantes do Banco Comunitário Muçubank, representantes do Governo da Paraíba, Prefeitura de Remígio, Membros do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba e Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBES-UFPB).

A Formação foi finalizada na Cidade de São Miguel do Gostoso com a vista ao Banco Comunitário local, onde os participantes puderam conhecer outra experiência de BCD, lá os membros da delegação foram recebidos pelos membros da ASSOCIAÇÃO DE MULHERES, JOVENS E PRODUTORES DA TABUA, que é a Entidade Gestora do Banco.

Foto: Delegação da Paraíba durante a Visita ao Banco Comunitário de Gostoso
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB


A formação foi ministrada por Joaquim Melo fundador do Banco Palmas, e contou com a seguinte programação:

Dia 29
9:00 horas – Formação Bancos Comunitários (História do Banco Palmas)
12:00 horas – Almoço (ASMOCONP)
13:30 horas – Formação Bancos Comunitários (Criação do BCD Maricá-RJ)
21:00 horas – Noite Cultural (Lançamento do Projeto Mulheres Emancipadas)

Dia 30
9:00 horas – Formação Bancos Comunitários (Visita aos espaços comunitários do Conjunto palmeiras)
12:00 horas – Almoço (ASMOCONP)
15:20 horas – Formação Bancos Comunitários (Poder Públicos e BCD’s)

Dia 31
7:00 horas – Visita ao Banco Comunitário São Miguel do Gostoso

A INCUBES esteve responsável pela realização da atividade através dos seus assessores Daniel Pereira responsável pela linha de Bancos Comunitários e Fundos Rotativos Solidários, Rodrigo Itiúba, responsável pela área de formação da Central de Comercialização Projeto, Fred Orciuolo e o Coordenador Executivo do Projeto PAIES Eric Santos.

Segundo Daniel Pereira, "Esta ação é a primeira realizada em conjunto com os futuros bancos implantados pelo Projeto Ações Integradas, que irá promover uma nova forma construção da economia solidária no Estado da Paraíba. A partir de agora uma série de agendas serão tiradas com cada Cidade para que possamos planejar em conjunto as ações necessárias para implantação de cada Banco Comunitário ajudando a incentivar ainda mais o avanço das finanças solidárias em nosso Estado".

As fotos da formação já podem ser vistas na página do Facebook do CPCC no link: https://www.facebook.com/CPCCRADCOM/media_set?set=a.439033362912183.1073741937.100004165680513&type=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário