segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

REDE PARAIBANA DE BANCOS COMUNITÁRIOS REALIZA SEMINÁRIO ESTADUAL DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS EM LAGOA DE DENTRO

A Rede Paraibana de Bancos Comunitários de Desenvolvimento realizou o SEMINÁRIO ESTADUAL DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS Finanças Solidárias e Políticas Públicas de ECOSOL, promovido em parceria com o Projeto Ações Integradas em Economia Solidária (PAIES), Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES-UFPB), Prefeitura de Lagoa de Dentro, Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Estado da Paraíba (SESAES-PB), Núcleo Catalizador de Economia Solidária do IFPB (NUCAES).

Foto: Seminário de Finanças Solidárias em Lagoa de Dentro
Fonte: Arquivo da rede paraibana de BCDs

A rede bancos comunitários da Paraíba junto com seus parceiros realizaram o Seminário Estadual de Finanças Solidárias entre os dias 15 e 17 de Dezembro de 2017 na Cidade de Lagoa de Dentro interior da Paraíba.
O Seminário de Finanças Solidárias teve como objetivo proporcionar aos bancos comunitários participantes e outras organizações um debate ainda maior sobre a temática da economia solidária, finanças solidárias e principalmente sobre os bancos comunitários e as moedas sociais.
No dia 15 no período da manhã o evento começou com a apresentação e visita a FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, ARTE E CULTURA de Lagoa de Dentro.

Foto: Feira de ECOSOL, Agricultura Familiar Arte e Cultura de Lagoa de Dentro
Fonte: Arquivo da rede paraibana de BCDs

Após este momento houve a mesa de abertura do evento que contou com as participações Daniel Pereira representante da INCUBES/UFPB, do Prefeito de Lagoa de Dentro Fabiano Pedro, da Secretária da SESAES-PB Ana Paula Almeida, da Rede Paraibana de BCDs Juceli Almeida, da Câmara de Vereadores de Lagoa de Dentro Camaf Douglas, da INICIES UFRN Claudemir, do NUCAES IFPB Marcondes, do Conselho Gestor do BCD Lagoa Jobson Soares e da Feira da Agricultura Familiar Arte e Cultura de Lagoa de Dentro Lúcia.
Após a mesa de abertura houve o almoço coletivo do seminário produzido na Escola Estadual Getúlio Vargas para todos os participantes do evento.

Foto: Mesa de Abertura do Seminário de Finanças Solidárias em Lagoa de Dentro
Fonte: Arquivo da rede paraibana de BCDs

Na parte da tarde do primeiro dia ainda houve a Mesa: Experiência da Rede Paraibana de Bancos Comunitários, onde os representantes dos três bcds da Paraíba puderam trazer suas experiências acumulados ao longos de suas criações.

Foto: Mesa Experiências da rede Paraibana de BCDs
Fonte: Arquivo da rede paraibana de BCDs

Para encerrar as ações do dia 15, houve uma reunião da Rede Paraibana de BCDs, que faz uma avaliação anual da e começou seu planejamento para o ano de 2018, encaminhando entre outras coisas a participação dos BCDs da Paraíba no Fórum Social Mundial 2018 que acontecerá em Salvador na Bahia.

Foto: Reunião da Rede Paraibana de BCDS
Fonte: Arquivo da rede paraibana de BCDs

Após a reunião da rede houve o jantar coletivo do seminário também produzido na Escola Estadual Getúlio Vargas para todos os participantes do evento.

No dia 16 pela manhã foi a vez de acontecer a Mesa: Políticas Públicas em Economia Solidária. Que teve como principal membro o representante da Prefeitura Municipal de Maricá Nathan Melo, mostrando a experiência da mesma na criação da política pública de ecosol que serve de referência para o Brasil. A mesa ainda contou com a participação de Simaia Barreto representante do movimento de Fundos Rotativos Solidários e do Prefeito de Remígio Chió Batista que trouxe como está a implantação do BCD da Cidade e as estratégias de utilização da Moeda Social no Município do interior paraibano.

Foto: Mesa Políticas Públicas de ECOSOL
Fonte: Arquivo da rede paraibana de BCDs

Na parte da tarde aconteceu a Mesa: O Papel das Assessorias na Economia Solidária, que contou com o representante da SESAES/PB, Sergio, da INCUBES UFPB Paulo Sérgio, do NUCAES IFPB Marcondes Alexandre e da INCUPOSVAM Paulo Palhano, debatendo como estas organizações estão discutindo as formas de assessoria junto aos empreendimentos econômicos solidários.

Foto: Mesa as Assessorias na ECOSOL
Fonte: Arquivo da rede paraibana de BCDs

Ainda na parte da tarde houve o Lançamento do SITE da Rede Paraibana de Bancos Comunitários, feita por Daniel Pereira membro da rede e do BCD Jardim Botânico. O site pode ser acessado pelo link: http://bcdpb.webnode.com/.

Foto: Lançamento do Site da Rede Paraibana de BCDs
Fonte: Arquivo da rede paraibana de BCDs

As 19h00min aconteceu a Noite cultural, que contou com a participação do artista de Lagoa de Dentro Chocolate, cantando e encantando os membros do seminário com um repertório de muita musica boa da MPB no cartão postal da Cidade. Ainda houve tempo para um cordel solidário recitado por do Rio Grande do Norte.

Foto: Noite Cultural do Seminário de Finanças Solidárias
Fonte: Arquivo da rede paraibana de BCDs

E no ultimo dia do seminário ocorreu a primeira edição da Trilha ecológica do Obelisco na Serra dos Freire, no Sítio Campo Alegre. Os participantes puderam apreciar uma das mais lindas vistas da Cidade de Lagoa de Dentro, além de conhecer as ruinas que dão forma a nota de T$1,00 Tintim.

Foto: Trilha Ecológica do Obelisco
Fonte: Arquivo da rede paraibana de BCDs

O Seminário de Finanças Solidárias teve cobertura completa da Rádio Comunitária Voz Popular e ABRAÇO BRASIL, transmitindo AO VIVO pelas redes sociais e no site do CPCC. Todos os vídeos do seminário de finanças solidárias podem ser acessados e assistidos pelos links abaixo.






Para Daniel Pereira Diretor de Operações do CPCC “Este foi mais um daqueles momentos que marcam as finanças solidárias em nosso Estado. Foi um momento que mostramos que podemos mudar a realidade econômica, basta querer e fazer. O CPCC vem a anos realizando estas e outras ações em parceria e acreditamos que a rede paraibana de bancos comunitários está se consolidando como uma referência de articulação institucional e para as finanças solidárias na Paraíba”.

As fotos do Seminário de Finanças Solidárias podem ser vistas na página do Flickr do CPCC, no link: https://flic.kr/s/aHsmaT45sY

Nenhum comentário:

Postar um comentário