sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

TRUPE ARTE ANDARILHA DO RIO DE JANEIRO, REALIZA OFICINAS DE CIRCO NO PONTO DE CULTURA VOZ DA PERIFERIA DA COMUNIDADE SÃO RAFAEL!

A TRUPE ARTE ANDARILHA do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro Popular de Cultura e Comunicação (CPCC), através do Ponto de Cultura Voz da Periferia realizaram entre os dias 02 e 03 de dezembro na sede da EBE, braço de educação do CPCC, oficinas de Contação de Histórias, Oficina de iniciação ao circo e construção de instrumentos sonoros, e a Apresentação do Espetáculo “Retalhos de Letras.



O Evento teve como objetivo, proporcionar um momento de lazer para as crianças da do projeto social do CPCC na comunidade, além de despertar o interesse por essa arte mágica do circo. Algumas atividades aconteceram na sede da EBE e outras no Jardim Botânico Benjamin Maranhão.

Foto: Oficina circense da Trupe Arte Andarilha no Jardim Botânico
Fonte: Arquivo do Ponto de Cultura Voz da Periferia

Como essa ação para além de uma ação de formação, também era um processo de imersão e intercâmbio entre o Ponto de Cultura Voz da Periferia e a Trupe Arte Andarilha, os membros da trupe estiveram hospedados durante os três dias na Comunidade São Rafael, onde puderam conhecer a mesma e as ações desenvolvidas pelo CPCC.

Foto: Oficina Circense na sede da EBE
Fonte: Arquivo do Ponto de Cultura Voz da Periferia

Criada em 2011 a Trupe, nasceu após a união das artes da contadora de histórias Ju Ladeira e do multi-instrumentista Millor. A Trupe Arte Andarilha mescla as linguagens artísticas do circo – homem-banda, perna de pau, palhaço, acrobacia de solo e malabarismo –, música – confecção de instrumentos com sucata, música cênica e sonoplastia – e contação de histórias, utilizando recursos como bonecos, origamis, tapetes e livros de pano.

O principal objetivo é realizar espetáculos e oficinas artísticas em diversas regiões do país, sobretudo nas comunidades e periferias, como forma de democratizar o acesso a essas atividades. Além disso, traz reflexões sobre um bom relacionamento entre as pessoas, com o meio ambiente e também incentiva o hábito da leitura de forma divertida.

Foto: Oficina Circense no Jardim Botânico Benjamin maranhão
Fonte: Arquivo do Ponto de Cultura Voz da Periferia
Outras informações sobre a Trupe Arte Andarilha podem ser vistas na página do Google + no link: https://plus.google.com/108208082331700972162/posts

E vídeos no canal da Trupe no Youtube, no link:


Para o Diretor de operações do CPCC, Daniel Pereira “Como sempre o CPCC, vem buscando parcerias que ajudem nossa comunidade crescer, essa parceria entre o nosso ponto de cultura e a Trupe Arte Andarilha do Estado do Rio de Janeiro é mais uma prova disso, mostrar para as crianças a arte do circo de forma lúdica e participativa é proporcionar para eles e elas uma nova visão de sociedade e mais do que isso, mostrar que eles podem ter um futuro diferente, basta querer e ter essas oportunidades”.


As fotos das oficinas da Trupe Arte Andarilha podem ser vistas em nossa página do Flikr no link: https://flic.kr/s/aHskqthh7y

Nenhum comentário:

Postar um comentário