sábado, 19 de setembro de 2015

BANCO COMUNITÁRIO JARDIM BOTÂNICO RECEBE DELEGAÇÃO DA CIDADE DE POMBAL SERTÃO DA PARAÍBA PARA TROCA DE EXPERIÊNCIA

O CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO (CPCC) recebeu nesta terça-feira dia 15 de setembro, uma visita muito especial do grupo de lideranças da Cidade de Pombal, que estiveram na Comunidade São Rafael para conhecer as ações desenvolvidas pelo Banco Comunitário Jardim Botânico.

Foto: Agente de Crédito Flávio Gomes apresentando o BCDJB
Fonte: Arquivo do CPCC

A visita foi uma das ações do Projeto Ações Integradas em Economia Solidária da Paraíba executado pela Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES-UFPB), parte da Meta que visa implantar Bancos Comunitários em outras cidades do Estado da Paraíba, uma delas a Cidade de Pombal.
 
Foto: Coordenador do BCDJB Enoque Raulino Mostrando ações e papel do C.G
Fonte: Arquivo do CPCC 

O grupo formado por representantes de Sindicatos rurais, Grupo de Mulheres, Associações de Assentamentos, Prefeitura de Pombal, Igreja Católica, Orçamento Democrático Estadual entre outros, puderam conhecer ações do Banco Comunitário Jardim Botânico. Durante a parte da manhã eles tiveram uma formação com a equipe do banco na sede da EBE braço de educação do CPCC, onde discutiram o que é o conselho gestor e como funciona.

Em seguida foram para a sede do banco comunitário onde conheceram os processos de funcionamento através de planilhas, troca de moeda social, empréstimos e sistemas utilizados pelos agentes de crédito para operacionalização do BCD. Além de conhecer as demais ações desenvolvidas pelo banco como: Balcão de Formação e Emprego, a Rádio Comunitária voz Popular e a Padaria Comunitária.

Foto: Agente de Crédito Ildenis mostrando importância da Moeda Social Orquídea
Fonte: Arquivo do CPCC

Na parte da tarde a delegação esteve reunião com a equipe na Reitoria da UFPB na sede da INCUBES, onde realizaram um planejamento para iniciar a implantação do Banco Comunitário na Cidade de Pombal.

Foto: Planejamento INCUBES e C.G para implantação do BCD na Cidade de Pombal
Fonte: Arquivo da INCUBES

Para Daniel Pereira Coordenador da INCUBES, "uma visita como está é muito importante, pois, a partir deste tipo de intercâmbio podemos mostrar na pratica para outros grupos como funciona um banco comunitário e qual sua importância no crescimento local. O projeto PAIES vem realizando várias ações para o fortalecimento e crescimento da economia solidária em nosso Estado e acreditamos que a partir de agora novas experiências exitosas de finanças solidárias vão surgir com mais força na Paraíba.".


As fotos da visita podem ser vistas na nossa página do Flickr no link: FOTOS DO INTERCÂMBIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário