segunda-feira, 14 de abril de 2014

DIRETOR DO CPCC, É UM DOS DELEGADOS QUE REPRESENTARÁ PARAÍBA NA TEIA NACIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE

    Aconteceu nos últimos dias 10, 11 e 12 de abril de 2014, no Auditório do Colégio Estadual da Prata (Rua Duque de Caxias, 235 - Prata), na Cidade de Campina Grande, a 3ª TEIA PARAÍBA - 2014 e Fórum Paraibano dos Pontos de Cultura.

Mesa de abertura da 3ª TEIA ESTADUAL
Foto: CPCC

    A organização do evento forneceu hospedagem, alimentação, transporte até Campina Grande, e traslado entre o hotel e o local do evento. Um micro-ônibus saiu de JOÃO PESSOA, levando os representantes dos Pontos de Cultura da cidade, no dia 10 de abril as 14:00, do CASARÃO DOS AZULEJOS (PRAÇA DOM ADAUTO).

    A 3ª Teia Paraíba foi uma ação que compõe a etapa estadual da Teia Nacional, que esse ano acontece de 19 a 24 de maio, em Natal (RN). Na etapa paraibana, os participantes escolheram seus representantes na etapa nacional, bem como os delegados que terão direito à voto na plenária do Fórum Nacional de Pontos de Cultura.

    O Diretor de Operações do CPCC Daniel Pereira, será um dos delegados que representará a Paraíba na TEIA NACIONAL em Natal, após, votação por segmento Daniel foi eleito pelo movimento de Rádios Comunitárias e levará o tema para discussão na TEIA.

Daniel Pereira Diretor de Operações do CPCC
Foto: CPCC

    Durante a TEIA, também aconteceu a realização de grupos de trabalho, que debateram temas transversais às atuações dos Pontos de Cultura, relacionados aos direitos culturais, cidadania, sustentabilidade, legislação e comunicação.

    De acordo com o Gerente de Articulação da Secult, Pedro Santos, em entrevista a SECOM do Governo do Estado, “os espaços de debate terão a finalidade de discutir a situação do Programa Cultura Viva nas esferas federal, estadual e municipais”. Ainda segundo o gerente, o objetivo é reunir propostas de aprimoramento, tanto para a gestão do Programa no âmbito do poder público, como na forma de organização dos Pontos de Cultura. Atualmente, a Paraíba conta com 71 Pontos de Cultura, beneficiados com editais lançados conjuntamente pelo Ministério da Cultura (Minc), Governo do Estado e as prefeituras de Campina Grande e João Pessoa.

    Programa Cultura Viva – O Programa Cultura Viva é uma política de Estado, criada na gestão do ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, com a finalidade de promover o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da consecução de convênios celebrados após a realização de chamada pública. De 2004 até 2013, o Ministério da Cultura, Estados e municípios parceiros destinaram recursos para o fomento de 3.663 Pontos de Cultura, que somam investimentos na ordem de meio bilhão de reais.

    O CPCC, após, conseguir aprovação de Projeto junto a FUNJOPE da Cidade de João Pessoa e o MINC do Governo Federal, ganhou o titulo e recursos para estruturar o PONTO DE CULTURA VOZ DA PERIFERIA, que irá funcionar na sede da Instituição na Comunidade São Rafael.

Link das fotos do evento: 3ª TEIA CULTURAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário