quarta-feira, 20 de junho de 2018

CPCC PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER TRIPLICAÇÃO DA BR 230 NA CÂMARA DE VEREADORES DE JOÃO PESSOA

O Centro Popular de Cultura e Comunicação juntamente com o Gabinete do Vereador Marcos Henriques do Partido dos Trabalhadores (PT), realizou ontem terça-feira dia 19 de Junho de 2018, uma audiência pública para debater os impactos das obras da BR 230 na Comunidade São Rafael.

Foto: Audiência Pública na Câmara de Vereadores de João Pessoa
Fonte: Arquivo do CPCC

O Vereador Marcos Herinques proponente da audiência convidou os representantes do DNIT, Defensoria Pública e da CEHAP, além de várias lideranças da Comunidade São Rafael, para discutir os impactos da obra de triplicação da BR 230 que já iniciou na Cidade de Cabedelo e geram transtornos para a população local.

Durante a audiência o Vereador Marcos Henriques enfatizou a importância da articulação e mobilização do CPCC, para a realização da audiência que levou os moradores e moradoras para a mesma.

Foto: Audiência Pública na Câmara de Vereadores de João Pessoa
Fonte: Arquivo do CPCC

Na sequencia houve a fala do representante do DNIT que expôs, como a obra foi concebida e que desde 2016 foi feita a assinatura do contrato com a empresa executora da obra, que haverá uma passarela construída na Comunidade São Rafael ligando ao bairro do Castelo Branco, que não haverá mais acostamento na BR 230 ao menos no trecho compreendido entre o Hospital de Emergência e Trauma e a Mata do Buraquinho. O Representante do DNIT ainda informou que segundo o projeto inicial nenhuma casa da São Rafael será desapropriada, embora todas que estejam na faixa de domínio da BR serão retiradas sem direito a desapropriação.

Após a fala do DNIT houve uma fala da Defensoria Pública que já acompanha o caso da BR 230 na Cidade de Cabedelo e que a partir de agora também acompanhará as ações que serão executadas pelo DNIT na Comunidade São Rafael.

Após isso o Vereador Marcos Henriques, facultou a fala aos membros da audiência e vários moradores da comunidade puderam tirar suas dúvidas com relação a obra e a construção da passarela que será construída.

Foto:  Fala do representante do CPCC na Audiência Pública
Fonte: Arquivo do CPCC

Após as perguntas houve o momento de tréplica onde o representante do DNIT reforçou as falas anteriores de que a obra impactará o mínimo possível na comunidade. Como encaminhamento o Vereador Marcos Henriques solicitou a criação de uma comissão para acompanhar as obras e que a mesma mantenha um diálogo contínuo entre a comunidade Defensoria Pública e o DNIT.

O vereador ainda enfatizou que suas emendas foram aprovadas e que uma delas irá ser destinada a reforma da ponte metálica que liga as comunidades Padre Hildon e São Rafael, a outra é uma emenda impositiva e que será empregada na construção de uma Academia da Saúde, para os idosos da comunidade São Rafael, ele informou que está cobrando diariamente a efetivação das duas ações junto a Prefeitura Municipal de João Pessoa responsável pelas obras.

Ficou encaminhando na audiência que na terça-feira dia 26 de Junho será feita uma visita da CEAP para que a mesma possa bater fotos da comunidade para a construção de um novo mapa de ocupação da comunidade, essas fotos serão utilizadas também para que dia 28 (quinta-feira) o CPCC junto com a comissão possa levar até a defensoria pública e tomar os procedimentos cabíveis para respaldar os moradores de qualquer intervenção equivocada durante a obra.

A reportagem sobre a audiência pode ser vista no site do G1.com no link: http://g1.globo.com/pb/paraiba/jpb-2edicao/videos/t/edicoes/v/jpb2jp-moradores-de-comunidade-temem-desapropriacoes-por-causa-de-obras-na-br-230/6820139/

A sessão completa pode ser vista no link da TV Câmara: 


Segundo Daniel Pereira, Diretor de Operações do CPCC, “Este momento, foi muito importante, pois, pela primeira vez colocamos frente a frente a comunidade e o DNIT para debater está obra que impactará diretamente a São Rafael, esse é o papel da Câmara de Vereadores realizar os debates para melhoria da cidade, agradecemos o vereador Marcos Henriques e seu gabinete tem por todo o trabalho em prol da nossa comunidade”.
  

As fotos da audiência podem ser vistas em nossa página do Flickr no link:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário