sábado, 12 de maio de 2018

CPCC PARTICIPA DE OFICINA SOBRE MORADIA POPULAR COM ORGANIZAÇÕES DA REGIÃO METROPOLITANA

O Centro Popular de Cultura e Comunicação (CPCC), participou da OFICINA SOBRE MORADIA POPULAR com as organizações que estão inseridas no Projeto de Cooperação executado pela Rede de Educação Cidadã (RECID-PB) e Casa Pequeno Davi nos Estados do Ceará e Paraíba. A ação aconteceu nesta sexta-feira dia 11 de maio, na Associação dos Moradores da Comunidade Maria de Nazaré em João Pessoa.

Foto: Oficina moradia popular
Fonte: RECID-PB

A oficina teve como objetivo realizar o encontro das organizações do projeto para discutir a temática da habitação popular e da urbanização das comunidades carentes da capital paraibana, visando buscas formas de construir uma política de habitação das periferias mais participativa e respeitando as histórias de cada comunidade.

A oficina começo com uma apresentação das comunidades e organizações presentes que puderam contar um pouco da sua história e trajetória de luta por moradia digna em cada território de atuação.
Foto: Oficina moradia popular
Fonte: Arquivo CPCC

Há Comunidade Maria de Nazaré como anfitriã informou que já foram mais de 60 famílias relocadas para outros lugares e que o projeto de reurbanização na comunidade esta se arrastando e não consegue avançar na construção das cassas e que a associação vem cobrando da prefeitura o avanço das obras, mas sem sucesso até o momento.

Na sequencia a comunidade do CITEX informou que já houve um momento mais forte de discussão do tema, e que agora esta um pouco fora da pauta, mas que já teve inclusive construção de casas e relocação das famílias realizadas. Informaram que o CBJ vem acompanhando as famílias que ainda precisam de casas.

Já a Comunidade São Rafael, além de fazer um resgate da sua história nas falas dos sócios do CPCC, Deusa de Fátima e Seu Zé Marcos, enfatizaram a importância da resistência, os períodos de construção de casas populares na comunidade nas gestões de Wilson e Lucia Braga que construíram as primeiras moradias populares na São Rafael. Trouxeram ainda a urbanização feita pelo governo de Cicero Lucena e mas a frente o projeto que nunca saiu do papel de urbanização da comunidade feito na gestão de Ricardo Coutinho. Eles ainda trouxeram que agora o temor é a obra que não se sabe como será de fato realizada a Triplicação da BR 230, que margeia toda a comunidade e que se for realizada do lado da comunidade pode retirar boa parte dos moradores.

Após as apresentações foi discutido a importância das organizações do projeto, pautarem a discussão da moradia com os movimentos de moradia atuantes na cidade de João Pessoa para buscar formas de se articular para pautar as gestões formas de construção coletiva dentro das comunidades.

Ficou encaminhado na oficina que as organizações serão mobilizadas para participar da audiência publica sobre A triplicação da BR 230 que acontecerá na Câmara de Vereadores de João Pessoa no dia 19 de junho de 2018 as 14 horas.

Para Daniel Pereira Diretor de Operações do CPCC “Este momento foi muito proveitoso para nossa organização, pois, estamos em constante diálogo com outras organizações buscando nossa melhoria e de nossa cidade, e isso só acontecerá com a participação de todos e todas”.

As fotos da oficina podem ser vistas na página do Flickr do CPCC, no link: https://flic.kr/s/aHskxUpmND

Nenhum comentário:

Postar um comentário