segunda-feira, 6 de novembro de 2017

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB DESPERTA CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE NA COMUNIDADE SÃO RAFAEL

Está acontecendo na Comunidade São Rafael, o Projeto de Iniciação Científica da UFPB, intitulado “Estudo de Caso em Comunidade com Situação de Risco Socioambiental e a Educação Ambiental como Estratégia à Conscientização” vem sendo desenvolvido pela estudante Flávia Tamires de Siqueira Leal, aluna do Curso de Ciências Biológicas da UFPB sob a coordenação da Profª. Arisdélia Feitosa do Departamento de Sistemática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB.

Foto: Ações com crianças do projeto no espaço do CPCC/EBE
Fonte: Pesquisa UFPB 2017

O projeto teve início em abril deste ano e já foram realizadas várias atividades em Educação Ambiental na Comunidade São Rafael, em parceria com o Centro Popular de Cultura e Comunicação, com as crianças atendidas pelo CPCC.

O projeto tem ações que serão realizadas até meados de agosto de 2018, com objetivo de analisar os impactos socioambientais em área de ocupação urbana às margens do Rio Jaguaribe, e desenvolver ações educativas por meio da Educação Ambiental envolvendo crianças e jovens na promoção de uma consciência crítica ambiental junto à comunidade e seus moradores.

Foto: Ações de Campo com crianças do projeto
Fonte: Pesquisa UFPB 2017

O projeto já começa a despertar nas crianças a percepção dos impactos ambientais ocorrentes na comunidade e a estreita relação com as atitudes humanas no seu ambiente. Foram realizadas oficinas pedagógicas abordando temas, como: “infraestrutura e saneamento”; “Resíduos Sólidos Urbanos” e “Cenários – lazer, saúde, comércio e cultura”. De acordo com a estudante pesquisadora, os resultados já são satisfatórios considerando as manifestações das crianças e jovens ao demonstrarem em desenhos, textos e falas suas percepções ambientais vinculando constantemente com a realidade da Comunidade São Rafael.

Segundo a Estudante Flávia Tamires, “Na forma simples de se expressarem, o que é importante ver nestes jovens é a capacidade não apenas de enxergar a degradação, mas de se sensibilizarem com a realidade e sinalizarem com muito otimismo aos potenciais que a Comunidade possui, que atuam de forma louvável, para enfrentar os desafios da degradação”, referindo se ao empenho dos participantes do projeto na busca por um melhor convívio com o meio ambiente.

Elá ainda ressalta que, "Este sentimento de pertencimento ao lugar manifestado pelas crianças e jovens, e as expectativas positivas que eles veem para o futuro de São Rafael, tem sido o que de mais gratificante em estar desenvolvendo este trabalho na Comunidade".

Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidos, na sede do CPCC ou com a estudante Flávia Tamires pelo telefone: (83) 9 8862-4662.

Nenhum comentário:

Postar um comentário