quinta-feira, 2 de outubro de 2014

BANCO COMUNITÁRIO DA COMUNIDADE SÃO RAFAEL É TEMA DE MESTRADO NA UFPB

Ocorreu neste dia 29 de Setembro de 2014 (segunda-feira), das 14h00min as 17h30 min, na sala de reuniões da PRAC, na Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I, a DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE JACIARA RAPOSO, sobre a Experiência do Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico da Comunidade São Rafael.


Foto: Orientador Maurício Sardá e a Mestra Jaciara Raposo
Foto: Arquivo do CPCC

A dissertação que teve como tema: BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO JARDIM BOTÂNICO: GESTÃO SOCIAL COMUNITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO.  E foi orientada pelo Professor Doutor Maurício Sardá de Farias que também é Coordenador da Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBES), que ajudou na fundação do BCD na Comunidade São Rafael.

Foto: Mestra Jaciara Raposo durante a defesa da Dissertação 
Foto: Arquivo do CPCC

O trabalho da Mestra Jaciara, é o segundo trabalho de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA-UFPB) e dá continuidade aos estudos feitos pela primeira dissertação da também Mestra Sarah Lucena, que estudou a formação e fundação do BCD na Comunidade São Rafael.

A Dissertação de Jaciara mostra a partir do funcionamento do Banco Comunitário Jardim Botânico até a situação atual: Quais as dificuldades, quais avanços e a importância da organização local para o sucesso do BCD da São Rafael e para o movimento de Economia Solidária e Bancos Comunitários na Paraíba.

Foto: Banca Avaliadora e a Mestra Jaciara Raposo
Foto: Arquivo do CPCC

O trabalho teve como Banca Avaliadora o Professor Doutor Maurício Sardá de Faria Orientador do trabalho, a Professora Doutora Rejane Gomes Carvalho do Departamento de Economia da UFPB, o Professor Doutor Genauto França Filho, Coordenador da ITES/UFBA e a Professora Doutora do MPGOA/UFPB Emília Maria Prestes.

Esteve na apresentação da Dissertação representando o Centro Popular de Cultura e Comunicação e o Banco Comunitário Jardim Botânico o Diretor de Operações do CPCC, Daniel Pereira.

A Defessa teve como encerramento um lanche com os pães e bolos da Padaria Comunitária da Comunidade São Rafael, muito elogiados pelos professores e demais presentes no momento.

    Segundo Daniel Pereira "Este momento é de extrema importância, pois, a partir de agora conseguimos mostrar não só para a nossa comunidade, mas também para a comunidade acadêmica quanto o trabalho que o CPCC realiza na Comunidade São Rafael é importante para o desenvolvimento local e acima de tudo, como este trabalho é sério e gera credibilidade por onde passa, além de ser muito gratificante ver nossa comunidade ser mostrada de forma positiva em outros espaços como esse da Universidade!”.

Foto: O Diretor do CPCC, Daniel Pereira, Membros da INCUBES e a Mestra Jaciara Raposo
Foto: Arquivo do CPCC

As fotos da defesa podem ser vistas no facebook do CPCC, no link: https://www.facebook.com/CPCCRADCOM/media_set?set=a.384516225030564.1073741892.100004165680513&type=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário