domingo, 29 de abril de 2018

CPCC PARTICIPA DE OFICINA SOBRE DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO COM ORGANIZAÇÕES DA REGIÃO METROPOLITANA


O Centro Popular de Cultura e Comunicação (CPCC), participou da OFICINA SOBRE DIAGNÓSTICO com as organizações que estão inseridas no Projeto de Cooperação executado pela Rede de Educação Cidadã (RECID-PB) e Casa Pequeno Davi nos estados do Ceará e Paraíba. A ação aconteceu nesta sexta-feira dia 27 de abril, nas dependências do Ecoparaíba no Varadouro.
Foto: CPCC participa de oficina sobre diagnostico
Fonte: Arquivo Assessoria de Comunicação Casa Pequeno Davi

A oficina teve como objetivo realizar o encontro das organizações do projeto para discutir a temática do Diagnostico participativo, que visa mostrar um Raio X das organizações beneficiárias do projeto financiado pela União Europeia.

Foto: CPCC participa de oficina sobre diagnostico
Fonte: Arquivo do CPCC
No primeiro momento as organizações se apresentaram e trouxeram sua luta nos territórios de atuação e qual o papel das suas organizações para a melhoria das suas realidades.
Houve um bom momento onde em duplas os participantes puderam parar e refletir sobre algumas perguntas norteadoras, a primeira sobre o que é diagnostico. A segunda sobre para que serve o diagnostico. Após a partilha das duplas várias noções e formas foram apresentadas e debatidas para a criação coletivamente desse conceito de diagnostico participativo e chegaram ao seguinte entendimento.

O QUE É DIAGNOSTICO?
“É o resultado do levantamento positivo e negativo, do lugar onde estamos inseridos, que busca identificar profundamente o problema para saber o que está sentindo e avaliar as situações dos problemas. O objetivo é a pesquisa de um problema que vai observar e/ou avaliar os pontos positivos e negativos de uma determinada situação de tudo que foi estudado para juntos ver a solução para os problemas”.

PARA QUE SERVE O DIAGNOSTICO?

“É o resultado de um exame, para Identificar o problema, planejar e articular soluções e encontrar a solução, Sabendo de fato quais são os problemas reais que temos que solucionar, servindo para executar as ações depois do resultado. Serve para a solução e ou avaliação de um problema para a criação de um banco de dados, para dar encaminhamento do que foi diagnosticado”.

Ainda na parte da manhã houve um momento de discussão importante com o Conselheiro da União Europeia Thierry Dudermel, que está na Paraíba e veio conhecer as organizações participantes do projeto e saber, como o mesmo vem contribuindo para as entidades.

Foto: Thierri representante da União Europeia no Brasil
Fonte: Arquivo do CPCC

O conselheiro pode ouvir depoimentos importantes como o das membras da Associação das Marisqueiras de Acaú (AMA) da Cidade de Pitimbú que mostrou há importância do projeto de Cooperação, pois, como a própria representante da organização colocou, que: “através das ações foi feita a recuperação da pista que dá acesso à comunidade que era reivindicação antiga e importante para melhor o acesso a nossa comunidade”.

Outro depoimento importante foi das representantes do sindicato das trabalhadoras domésticas, que disse “O projeto é muito importante, pois precisamos fazer com que nossa classe consiga cada dia mais trazer empoderamento”.



Foto: CPCC participa de oficina sobre diagnostico
Fonte: Arquivo do CPCC

Thierry ainda pode conhecer um pouco a experiência da Comunidade São Rafael com moedas sociais e recebeu do Diretor de Operações do CPCC uma moeda de orquídea.

Na parte da tarde houve uma revisitada sobre a discussão da manhã e na sequência foi discutido o conceito de diagnostico coletivo e as organizações colocaram como foi realizada a primeira parte desta ação em cada uma e em seguida foi feito agendamento dos momentos em cada instituição, o CPCC será realizado no dia 29 de maio na sede da EBE, braço educacional do Centro.

Para Daniel Pereira Diretor de Operações do CPCC “Este momento foi muito proveitoso para nossa organização, pois, conseguimos mais uma vez juntar as organizações e produzir conhecimento de forma coletiva, trocar experiências e se mostrar de forma proveitosa para que cada entidade possa saber como colaborar umas com as outras para melhorar suas ações”.

As fotos da oficina podem ser vistas na página do Flickr do CPCC, no link: https://flic.kr/s/aHsmiDvGqs

Nenhum comentário:

Postar um comentário