segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

BANCO JARDIM BOTÂNICO PARTICIPA DE SEMINÁRIO REGIONAL DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS

O Centro Popular de Cultura e Comunicação (CPCC) através do Banco Comunitário Jardim Botânico participou do SEMINÁRIO REGIONAL DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS, realizado pelo Projeto Ações Integradas em Economia Solidária (PAIES), Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES-UFPB) e Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Estado da Paraíba (SESAES-PB) em parceria com a ITES-UFBA.

Foto: Seminário Regional de Finanças Solidárias
Fonte: Arquivo INCUBES-UFPB


Os bancos comunitários da Paraíba junto com a INCUBES-UFPB, ITES-UFBA e SESAES-PB participaram do Seminário de Finanças Solidárias entre os dias 01 e 03 de Fevereiro de 2017 na Cidade de João Pessoa na Paraíba.

O curso teve como objetivo proporcionar aos bancos comunitários e aos fundos rotativos solidários participantes do projeto e de outros projetos executados tanto na Paraíba quanto no Nordeste, uma maior afinidade e inicio de construção de propostas em conjunto.

No dia 01 no período da manhã, houve a seguinte programação:

9h00 – Inscrição, acolhimento e dinâmica de apresentação dos participantes

9h30 – Saudações de boas-vindas e mesa de abertura do encontro com a Secretária da SESAES, Ana Paula Almeida, o representante do Banco Nacional das Comunidades, Mauro Rodrigues, o representante do movimento nacional de Fundos Rotativos Solidários, o Coordenador do PROCASE PB, Helio, o Coordenador do Projeto PAIES, Herik Cavalcante, a representante da ITES-UFBA, Simaia Barreto.

Foto: Encerramento do Seminário Regional
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB

As 10h00, houve o Painel de abertura I, com a temática “Finanças Solidárias em construção no Nordeste, a experiência da Rede Brasileira de Bancos Comunitários com Mauro Rodrigues e a Rede de Fundos Rotativos Solidários co Valdir.

Já na parte da tarde, houve outra mesa onde foram apresentadas as “Experiências de Finanças Solidárias na perspectiva do desenvolvimento: Alagoas, Paraíba, Salvador”. Após a apresentação ouve um ótimo debate com os participantes.

Foto: Mesa de experiências de finanças solidárias no Nordeste
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB

No dia 02, no período da manhã, houve uma mesa chamada “Finanças Solidárias e Políticas Públicas”, facilitada pelo representante do IPEA, Sandro, mostrando os dados da ecosol obtidos a partir da pesquisa feita pelo órgão.

Na parte da tarde houve uma formação sobre a plataforma e o aplicativo E-DINHEIRO, com a técnica do Banco Palmas Roseane Perdigão, onde os participantes, tanto dos bancos comunitários quanto dos fundos rotativos e demais participantes puderam tirar dúvidas sobre o aplicativo e conseguir manipular de forma fácil está nova ferramenta dos bancos comunitários do Brasil.

Foto: Formação sobre o aplicativo E-DINHEIRO com Roseane Perdigão
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB

Já no dia 03 houve uma divisão de grupos que discutiram a construção da Carta do Encontro, onde construíram um documento que tem o papel de realizar uma maior articulação da política das finanças solidárias na Paraíba e no Nordeste.

Foto: Divisão dos grupos de trabalho para construção da carta do Seminário
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB


Todas as principais mesas do Seminário Regional, foram transmitidas AO VIVO pela Rádio Comunitária Voz Popular e pela WebTV Voz Popular. O link da gravação bruta já está disponível abaixo:

Foto: WEBTV Voz Popular Transmitindo AO VIVO o Seminário
Fonte: Arquivo da INCUBES-UFPB

Para Daniel Pereira Coordenador da INCUBES-UFPB “Esta foi um momento impar para as finanças solidárias na Paraíba e no Nordeste, começamos a realizar um momento de construção de novas ferramentas financeiras e parcerias com os FRS. A INCUBES e a ITES acreditam que a união destes instrumentos são fundamentais para o fortalecimento das finanças solidárias e o que depender das nossas incubadoras continuaremos com apoio aos mesmos”.

As fotos do Seminário Regional de Finanças Solidárias podem ser vistas na página do Flickr do CPCC, no link: https://flic.kr/s/aHskU28SAH

Nenhum comentário:

Postar um comentário